Como fazer contornos finos na pintura em tecido

Outro dia me perguntaram como fazer os contornos finos na pintura em tecido. Ainda não me considero expert, mas já tenho umas dicas:

1: Passe bem o tecido antes de pintar. Se o tecido estiver com vincos ou mesmo levemente ondulado, ficará muito mais difícil fazer um contorno preciso. Tente deixar o tecido lisinho como um papel, isso facilita bastante.
2. Boa iluminação é essencial. Trabalhe em uma mesa bem iluminada, e observe se a luz não está sendo refletida na tinta e ofuscando sua visão. Se você tem que deslocar a cabeça de um lado para o outro para ver se o contorno saiu no lugar certo, a iluminação não esta boa. Tente reposicionar seu trabalho, mude de ambiente ou de luminária.
3: Dissolva um pouco a tinta. Misture a tinta com um pouquinho de água em um pratinho à parte. Coloque água aos poucos (gota a gota, praticamente), e teste em um retalho de tecido. Se a tinta estiver muito grossa, vai deixar o contorno embolado. Se estiver muito aguada, o contorno vai ficar transparente e sem vida. Teste até achar o ponto certo.
4: Use um pincel bem fininho. Eu uso o número zero da Tigre, de uma linha chamada Pictore Fine Touch. É um de cabo azul, vendido em qualquer loja de artesanato.
5: Mantenha o traço constante. Deixe a mão numa posição confortável e puxe o pincel no sentido em que as cerdas ficam mais finas. Não arraste o pincel de lado nos contornos, nem pressione demais o pincel contra o tecido, porque isso vai abrir as cerdas e deformar o traço.
6: Não tome café. Se a sua mão treme depois de tomar café, ou se outros alimentos fazem seus dedos ficarem trêmulos, evite consumi-los antes de fazer contornos.
7: Pinte na direção contrária. Se você é canhota como eu, contorne seu desenho da direita para a esquerda, assim você evita passar o braço ou a mão sobre as áreas com tinta fresca. Se estiver pintando letras, escreva da última letra para a primeira, isso facilita muito! Se você é destro é mais simples, basta pintar da esquerda para a direita, e as letras são escritas normalmente, na ordem que você já está acostumado.
8. A tinta é amiga e perdoa muito. Em boa parte dos casos, quando a gente borra o contorno, quase sempre é possível fazer um retoque com a tinta que estava na base. Então procure borrar para dentro da parte já pintada, porque é possível retocar e esconder as falhas. Se você borrou para uma parte de tecido não pintada, veja se é possível ampliar a área pintada para esconder o borrão, e então contornar de novo.
9. Você não é uma máquina. As vezes a gente quer um contorno retinho e industrial, e ficamos obcecadas com a perfeição. Mas o contorno industrial é feito à máquina, numa indústria e em grande quantidade. Já o traço de cada pintora é único, tem sua beleza e textura própria, e é impossível de ser copiado. Valorize seu traço.
10. Deixe para depois. Tem dias que não são bons para contornos. Ou não estamos concentradas, ou estamos muito cansadas, a mão está anormalmente pesada, tudo dá errado. Não chore nem se desespere. Respire fundo e vá fazer outra coisa. Volte para o contorno numa hora de calma. Bote uma boa música, relaxe e divirta-se!

Siga meu Instagram: https://www.instagram.com/jonara_oliveira/

2 comentários:

  1. Amigaaaaa... Esses desenhos são pintura?!!! Meoo Deooosss! Eu jurava que eram paninhos com estampa listrada e de tomates!!! Só vc mesmo! PERFEITO!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica vou testar hoje mesmo
    Obrigado

    ResponderExcluir