O pano de prato perfeito!



Demorei muito mas finalmente consegui desenvolver os panos de prato com acabamento perfeito! Na internet tem muitos tutoriais interessantes para fazer barrados de pano de prato, mas eu precisava de algo especial, que valorizasse a minha pintura e ficasse com avesso e direito muito bem acabados. Agora estou muito feliz com a minha invenção e vou compartilhar aqui.


Primeiro eu pego a barrra de tecido já pintada e aplico a faixa de acabamento na borda, juntando direito com direito. 

A mesma coisa é feita do outro lado. Junto direito com direito e costuro de fora a fora. 

Depois eu abro a costura com o ferro, virando a faixa colorida para fora. Dependendo do tecido dá pra dobrar só com as mãos. Eu estou usando uma popeline de algodão, então acho melhor usar o ferro porque o acabamento fica mais lisinho. Em tempo: eu nunca passo o ferro diretamente nos tecidos, sempre uso um tecido "de proteção" por cima dos meus trabalhos. Nessa foto o ferro estava frio, tirei assim só para mostrar como abrir a costura.

Depois é hora de alinhavar a etiqueta da JOBANNN. Quem vai fazer pra si ou não usa etiqueta pode pular esta parte. E quem tem mais prática não precisa alinhavar, pode costurar direto. Eu fiz as minhas etiquetas meio curtas e as vezes elas ficam sambando... aí acho melhor alinhavar pra sair certinho. Anh sim, e se for colocar etiqueta, preste muita atenção no sentido em que ela vai ficar quando o produto estiver acabado! Eu já preguei errado umas tantas vezes, agora não erro mais. 

Alinhavada a etiqueta, passo uma costura unindo a lateral do tecido pintado com o tecido que vai na parte de trás do pano de prato. Cuido para esconder o alinhavo da etiqueta. 

Depois disso, posiciono o pano de prato bem rente a esta costura e alinho as bordas dos tecidos. Eu uso uns alfinetes para deixar tudo bem firme



Costuro a outra lateral dos tecidos da barrinha, com cuidado para não costurar a lateral do pano de prato junto (a lateral do pano de prato tem que ficar solta, porque depois vamos virar essa barrinha. Ela está aí só para marcar a posição da costura).

Agora sim, costuramos a barrinha na borda do pano de prato. Eu passo uma costura de fora a fora, cuidando para os tecidos não se desalinharem. As vezes é bom usar uns alfinetes pra manter tudo junto. 


Corto um pouco do excesso que fica nas laterais, deixando mais ou menos meio centímetro de tecido depois da costura. 

E agora é a hora mágica! Desviramos a barrinha e olha aí, que lindo! Está quase pronto, já dá para ver como vai ficar bonito! A etiqueta ficou perfeita e o acabamento entre o pano e a barrinha ficou super limpo. 

Agora é fácil, é só virar o que sobrou do tecido para dentro, cuidando para não embolar nos cantos. 

Passo um pesponto bem rente ao final do pano para fechar a barrinha. Passo também o pesponto na junção da barrinha com o pano de prato branco, assim o acabamento fica reforçado e simétrico.  

E aí está! Etiqueta no lugar, agilidade para costurar, e avesso e direito perfeitos! Agora é só passar a ferro para deixar tudo bem lisinho e está pronto para ir enfeitar a casa de alguém bem especial!

Espero que tenham gostado do passo a passo, não achei nada igual por aí, espero que seja útil e inspirador para quem costura. E tenho certeza que os clientes JOBANNN adoram saber do cuidado que temos com cada peça produzida. Eu adoro! 

2 comentários:

  1. Jonara,M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!
    Parabéns,eu adorei esta invenção sua.Eu vou tentar fazer assim e depois te conto o resultado.Seus trabalhos são lindos e de muito capricho!Te agradeço pela visita.
    Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janice! Eu que agradeço a tua visita e os elogios! Estou começando agora, ainda preciso aprender muitos truques! Bom fim de semana também!

      Excluir